Quinta-Feira, 22 de Maio de 2025 @ 19:04 4t4a5d
Recife - Assembleia virtual define recondução de Nill Júnior e estabelece diretrizes para mudanças estatutárias na entidade pernambucana
A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE) realizou uma Assembleia Extraordinária virtual na última sexta-feira (17) e definiu os rumos de sua nova diretoria para o triênio 2025-2028. O radiodifusor Nill Júnior foi confirmado por unanimidade para continuar na presidência da entidade, enquanto Edmilson Boaviagem assume a vice-presidência de Rádio.
A assembleia teve como ponto de partida a renúncia do então presidente eleito, Cacá Marthins. O motivo foi sua recente contratação por um grupo empresarial que não possui emissoras de rádio ou TV em Pernambuco, o que inviabiliza sua permanência à frente da entidade. Durante o encontro, Cacá explicou os motivos de sua decisão e destacou sua preocupação com a continuidade da gestão da ASSERPE, sentimento compartilhado por Nill Júnior.
Com base no Estatuto da entidade, o advogado Edmilson Boaviagem explicou que, em casos como este, a sucessão deve ocorrer a partir do vice-presidente de TV. No entanto, Iuri Maia Leite, atual ocupante do cargo, alegou incompatibilidade de agenda por compromissos entre Recife e São Paulo, e sugeriu que Nill Júnior permanecesse na presidência por mais um mandato. A proposta foi endossada por outros membros da Diretoria e associados.
Durante sua manifestação, Nill Júnior aceitou o desafio, mas estabeleceu como condição a revisão do Estatuto da ASSERPE. Entre os pontos propostos estão o fim da reeleição, adoção de mandato único de três anos, possibilidade de fusão com a SERTEPE (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco) e alinhamento com o modelo de governança da ABERT. As mudanças foram apoiadas por todos os presentes na assembleia.
Nill também destacou a importância de dar continuidade às ações iniciadas nos ciclos anteriores, com destaque para os eventos programados: o Encontro ASSERPE, que ocorrerá em outubro deste ano, e o Fala Norte Nordeste, previsto para novembro de 2026.
Com o apoio unânime dos associados, a nova composição da Diretoria da ASSERPE foi aprovada para conduzir a entidade nos próximos três anos.