Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014 @ 724f4g
Aplicativos de mensagens instantâneas reaproximaram os ouvintes
Muitas pessoas continuam questionando o tempo que o rádio ainda tem, já que, com a chegada da internet, veio também a possibilidade da criação das webrádios, a opção de s das músicas preferidas, entre outras funções. Porém, a chegada da rede mundial de computadores também trouxe a possibilidade da rádio voltar a ter o seu ouvinte mais próximo.
Até a década de 90, os ouvintes tinham as opções do telefone e, principalmente, das cartas para entrar em contato com a sua rádio preferida. Apesar de ainda estarem em uso, essas duas modalidades perderam “terreno” com a popularização da Internet, que no início deu a opção de e-mails, principalmente pelo encarecimento das ligações telefônicas, principalmente as interurbanas.
Após um período sem muitas novidades, as rádios estão descobrindo uma nova fórmula de reaproximar seus ouvintes de suas programações. Os SMS (chamados torpedos) começaram a ajudar nessa aproximação, já que as operadoras de telefonia celular bonificam com seus clientes com pacotes gratuitos e algumas rádios aram a destinar números para receber esse tipo de chamada.
A matéria publicada pelo Tudo Rádio, informando que a Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga adotou o aplicativo WhatsApp para receber mensagens de seus ouvintes, mostra que a internet continua trabalhando em favor do rádio. Falta agora as demais emissoras brasileiras seguirem os mesmos os da emissora, que seguiu o exemplo da Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte, uma das primeiras rádios a adotar o sistema.
Essa nova modalidade também vai reforçar a importância dos smartphones. As empresas que montam esses aparelhos têm equipado com sintonizador de rádio FM, além de o usuário ter a possibilidade de ouvir rádios de outras regiões por meio da Internet. Vale a pena as emissoras começarem a adotar esse novo sistema de comunicação com o ouvinte e trabalhar juntamente com as novas tecnologias que, se bem aproveitadas, darão nova vida ao rádio.