Quarta-Feira, 05 de Maio de 2021 @ 11:06 1h53g
Brasília – Mantenedora das emissoras públicas solicitou a permissão para operar durante 60 dias em fase de testes
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantenedora de rádios como a Rádio Nacional e Rádio MEC, solicitou à Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações (MCom) a permissão para realizar a transmissão em fase de testes de suas emissoras AMs no dial FM estendido (eFM). A entidade pediu o prazo de 60 dias para a operação de todas as emissoras no canal 196 (87.1 FM).
Segundo as informações que foram apuradas pela redação do portal tudoradio.informativomineiro.com, as cidades contempladas com o pedido são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Nestas capitais, as rádios controladas pela EBC irão transmitir suas programações na frequência 87.1 FM.
A expectativa é de que as emissoras iniciem suas operações de testes a partir da próxima sexta-feira (7), quando haverá a cerimônia de oficialização do ato que autoriza o uso da faixa FM estendida, processo este que viabilizará a migração AM-FM nos grandes centros do país. A expectativa é de que dez emissoras sejam autorizadas neste primeiro momento, em caráter científico.
Ainda segundo o apurado pela redação, a emissora de Brasília deve retransmitir a programação da Rádio MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro. As demais praças devem retransmitir a programação da Rádio Nacional AM 980 de Brasília.
A fase de testes solicitada pela entidade é de 60 dias para e, na capital paulista, a transmissão deve ocorrer a partir do Pico do Jaraguá. O canal 196 não estava previsto no plano de distribuição de canais do FM estendido.
Simulação da sintonia em eFM que será usada pela EBC a partir do dia 7
Colaboração de Maurício Viel