Sábado, 05 de Agosto de 2023 @ 07:50 2e3f44
São Paulo – “Inteligência Artificial nas Ondas do Rádio” é comandado por Marcelo Finger, professor do Departamento de Ciência da Computação da USP
A Eldorado FM 107.3 de São Paulo inseriu em sua programação uma coluna voltada à Inteligência Artificial (IA). Com a popularização do ChatGPT e de outras ferramentas, a IA se tornou um dos principais assuntos de 2023. Agora, a tecnologia será tema da coluna "Inteligência Artificial nas Ondas do Rádio", que estreou nesta sexta-feira (5), às 8h, na programação da emissora do formato adulto-contemporâneo.
A coluna é comandada por Marcelo Finger, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a emissora, a proposta do espaço é abordar os dilemas e dúvidas causadas pela nova onda tecnológica. “A minha perspectiva será a de quem trabalha há 30 anos na área. Será uma coluna que pretende levar ciência para a população”, afirmou Finger ao portal Terra.
Finger é um dos principais nomes em IA no País e vem atuando em temas como lógica, humanidades digitais e linguística computacional. Na USP, ele atua como pesquisador do Centro de Inteligência Artificial (C4AI), onde coordena o grupo NLP2 de processamento de linguagem natural em português. Parte do trabalho dele é garantir que o português tenha forte presença no desenvolvimento de tecnologias de IA, campo ainda dominado pelo inglês.
Nos últimos anos, ele também se dedicou ao desenvolvimento de algoritmos voltados para a área da saúde, principalmente sistemas voltados para pneumonologia e fonoaudiologia. Entre os algoritmos desenvolvidos por ele, há um capaz de realizar a triagem de pacientes de covid-19 apenas pela detecção de padrões respiratório.
Emanuel Bonfim, diretor artístico da Rádio Eldorado, ressalta a importância do assunto na programação da emissora. “A chegada do Marcelo Finger contribui para uma de nossas principais missões, que é colocar o jornalismo à serviço da compreensão ampla sobre grandes transformações da vida em sociedade. Há um misto de mistério, euforia e temor sobre as potencialidades da inteligência artificial. E nada como colocar um especialista no assunto para hierarquizar e explicar esse volume de informações e novidades. É mais um serviço essencial que prestamos aos nossos melhores ouvintes”, completa.
Com informações do Portal Terra