Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025 @ 13:24 2wh1k
Ação ocorreu em parceria com a Anatel e integra a terceira fase da Operação Megahertz; três pessoas foram presas
A Polícia Federal, com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realizou entre quarta (12) e quinta-feira (13) a terceira fase da Operação Megahertz, ação que resultou na desativação de cinco rádios clandestinas em Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Três pessoas foram presas em flagrante durante a operação.
Segundo a corporação, as emissoras piratas interferiam em faixas de frequência utilizadas por aeronaves que operam no Aeroporto de Angra dos Reis. Além disso, as transmissões comprometem serviços de telecomunicações e sinais via satélite.
Durante a ação, agentes apreenderam equipamentos utilizados nas transmissões ilegais, incluindo computadores, mesas de som e microfones. As atividades das cinco estações clandestinas foram interrompidas.
Polícia Federal fecha cinco rádios clandestinas em Angra dos Reis — Foto: Divulgação/Polícia Federal
Os detidos foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal e autuados por desenvolver atividades de telecomunicação sem autorização legal, crime previsto na Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/1997). A pena varia de dois a quatro anos de detenção, podendo ser aumentada em caso de prejuízo a terceiros, além de multa.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e visam identificar outros operadores ilegais na região.