Quinta-Feira, 22 de Maio de 2025 @ 13:27 5g4r2w
Pelotas - Emissora quase centenária voltará ao ar em julho no dial 99.5 FM como integrante do Grupo A Hora, com foco no jornalismo regional
A tradicional Rádio Pelotense, considerada a mais antiga emissora em atividade do Rio Grande do Sul, retomará suas transmissões em julho, agora no dial 99.5 FM de Pelotas. A retomada da operação marcará também o aniversário de 212 anos do município de Pelotas. A emissora foi adquirida no início do mês de maio pelo Grupo A Hora, empresa que também edita o jornal A Hora do Sul.
Fundada há quase cem anos e com longa trajetória na frequência 620 AM, a Rádio Pelotense destacou-se por décadas como referência no radiojornalismo na Zona Sul do estado. Com a reativação, a emissora a a integrar o portfólio de comunicação do Grupo A Hora na região, somando-se ao jornal impresso e ao portal de notícias, ampliando a atuação multiplataforma do grupo.
Segundo o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, a região Sul vive uma fase de transformação, abrindo-se a novos investimentos, e a Rádio Pelotense terá um papel central nesse cenário. “A Pelotense se soma ao A Hora do Sul e ao alcance do portal de notícias e potencializa esses dois veículos. Com a tradição dela, vamos criar uma tríade de jornalismo multiplataforma, que vai ajudar muito a pautar e debater os temas estruturantes da região. A rádio vai estar a serviço da comunidade”, destaca Weiss.
Para Fernando Weiss, diretor editorial e de produtos do Grupo A Hora, a volta da Rádio Pelotense representa a valorização do jornalismo profissional em um momento de combate à desinformação. “Ficamos muito felizes em poder devolver para Pelotas e a Zona Sul este canhão que foi, por tanto tempo, a Rádio Pelotense, e colocá-la no ar outra vez. Vai fazer muito bem para todos”, afirmou.
Já o coordenador editorial e de projetos do jornal A Hora do Sul, Jarbas Tomaschewski, destacou o forte vínculo emocional do público com a emissora. “A memória dos ouvintes com a emissora segue viva. A volta, agora em FM e com uma grade focada no jornalismo para a Zona Sul do Estado, associada às plataformas do A Hora do Sul, irá potencializar a força que o rádio tem”, afirma.
Aquisição da emissora foi oficializada nesta semana, em Pelotas - Foto: Jô Folha
A retomada da Rádio Pelotense também foi celebrada por entidades locais. A Associação Comercial de Pelotas (A), que apoiou os primeiros os do jornal A Hora do Sul na cidade, vê a reativação da emissora como estratégica para a região. “A Pelotense é uma marca local. Seria muito ruim deixar ela morrer também”, pontuou o presidente da A, Fabrício Cagol.
Ele ainda destacou a importância da emissora como elo entre população, setor produtivo e poder público. “A rádio tem que ser esse elo de ligação entre o cidadão comum, as entidades e empresas com o Poder Público”, finalizou.
Com informações do A Hora