A repórter Lúcia Rodrigues, da Rádio Brasil Atual FM 98.9 de Mogi das Cruzes, recebeu na segunda-feira, dia 10, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2012, categoria rádio, pela série de reportagens sobre a reintegração de posse do Pinheirinho, bairro de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que foi desocupado pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal no início de 2012. A cerimônia de premiação ocorreu na sede da OAB, na capital gaúcha.
A OAB-RS é uma das promotoras da premiação, ao lado do Movimento Justiça e Direitos Humanos, da Secretaria Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil. A série de reportagens de Lúcia Rodrigues foi apresentada sob o título Pinheirinho: O Sofrimento dos Moradores.
O prêmio, que está em sua 29ª edição, foi entregue na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O objetivo da premiação é estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia de violações e na vigilância ao respeito aos direitos humanos.
A rádio entrou no ar oficialmente no dia 28 de agosto deste ano. Além da Grande São Paulo, a rádio está no ar em FM 93.3 a partir de São Vicente, atingindo também Santos, Guarujá, Cubatão e Praia Grande. e através da 102.7 FM de Pirangi, município localizado entre Catanduva e Bebedouro. Com alcance estimado para uma população de 22 milhões de pessoas, a emissora é um projeto ligado a movimentos sindicais.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a 'tudoradio.informativomineiro.com'
Tags:
Brasil Atual, premiação, reportagem, Porto Alegre, São Paulo